21 de março de 2014

Nirvana

O que restou do Kurt...
      CANÇÃO DO VENTO E DA MINHA VIDA
"O vento varria as folhas,
O vento varria os frutos,

O vento varria as flores...

E a minha vida ficava

Cada vez mais cheia
De frutos, de flores, de folhas.
O vento varria as luzes,


O vento varria as músicas,

O vento varria os aromas...

E a minha vida ficava

Cada vez mais cheia
De aromas, de estrelas, de cânticos.
O vento varria os sonhos


E varria as amizades...

O vento varria as mulheres...

E a minha vida ficava

Cada vez mais cheia
De afetos e de mulheres.
O vento varria os meses


E varria os teus sorrisos...

O vento varria tudo!

E a minha vida ficava

Cada vez mais cheia
De tudo."

Manuel Bandeira

18 de março de 2014

Exorcismo

Nem toda a sua clarividência vai te salvar agora, com essa sua confiança nesse velho livro ensebado de onde você colou todas essas respostas, prontas há milênios, dentro da sua cabeça, o ranço do pensamento de ovelha não te cansa? O que temos será que essa verdade tão qualificada a ponto de se tornar a única verdade do mundo? Deus, para o diabo com ele! Não se assuste com o demônio, não há como adorar um sem reconhecer a importância e existência do outro, então aceitar que o mal existe há tanto tempo quanto o bem, ou pelo menos o tempo como conhecemos. Na televisão as serpentes expelem o seu veneno no horário nobre, com o livro na mão justificando todos os males do mundo e pedindo o seu dinheiro para que você seja perdoado. Aliás, que perdão é esse, que te pede 15% dos

14 de março de 2014

A página em branco

O desconforto é claro ao me deparar com esta página em branco. Depois de tanto tempo sem uma linha sequer, voltar a escrever é difícil e a minha cabeça ainda não ajuda. Precisarei de mais tempo até que toda a página seja preenchida, mesmo que hoje assunto não falte. Tem muita gente gritando nas ruas, querendo ser ouvida. 

Aqui ou do outro lado do mundo, as pessoas não se entendem e se matam, ali na Venezuela tem tantos morrendo e com que sentido? Faz sentido? Escrever não faz sentido, mas é preciso. Hércules teve 12 trabalhos, eu ando sem emprego algum. 

Café, internet e um pouco menos da vida a cada dia que passa. Escrever pode ser uma prisão às vezes, esconderijo fútil que me impede de enlouquecer. Se me passa pela cabeça matar alguém, não vou comprar uma arma, vou escrever uma história. Não entendam mal, não quero matar ninguém. 

É preciso preencher a página, transmitir todo o sentimento que se esvai pelos dedos para o teclado até o nascimento do texto. Não sou intelectual, não consigo viver em gaiolas, não nego que na maioria das vezes eu mesmo as crio. Mas a Copa do Mundo está aí, os ingressos quase todos vendidos, e você, viu o avião desaparecido? Às vezes é necessário ser texto, fazer sentido, não perder o juízo. É nessa parte que eu desisto.

7 de março de 2014

Mundo pequeno


Cabisbaixo, acompanhava atentamente a procissão de formigas desfilando pelo bolo de chocolate esquecido em cima da mesa. Assustou-se ao perceber que faziam vários dias que ninguém aparecia para saber das novidades sobre ele. Se sentiu sozinho, mesmo não reconhecendo a solidão naquele momento onde as formigas devoravam seus restos, vieram à cabeça memórias de uma tarde de sábado, não haviam formigas e tudo era diferente. Ele não sentiu ressentimento pelo atrevimento das danadas e nem tinha razão para tal. As malfeitoras eram a sua única companhia no momento. 

Mas não estava louco a ponto de abrir-se com elas ainda. E talvez elas nem entendessem o que é solidão. Formigas estão sempre em bando, comem, trabalham e morrem juntas. Sempre. Isso seria a verdadeira essência de uma sociedade que subjuga a personalidade pelo bem maior, o sistema? Ou seria apenas um exemplo de amizade ímpar? Bem, formigas são formigas, andam juntas. A inveja naquele momento quase surgiu, talvez por medo de se descobrir sozinho. 

O pensamento que o dominou foi qual seria a visão de mundo das formigas? Qual a visão que uma formiga tem de nós, os seres humanos? Será que para elas somos enormes Godzillas, somente esperando a hora de esmagá-las com nossos acessos de cólera, ou apenas os grandes deuses que emanam o alimento do céu, em forma de migalhas de biscoito água e sal? Depois, guardou a água na geladeira e foi ver televisão.